domingo, 13 de maio de 2012

Respondendo/ Novas Pérolas

Parecia que essa temida fase ia demorar para chegar ou nem iria chegar. Embora todas as mães e pais do mundo saibam que isso existe e é "normal" do ser humano, esse tipo de comportamento ainda parecia uma realidade distante. Mas nos últimos 7 dias a tal realidade deu as caras: Sussuquinha entrou na fase de responder aos pais. Começou em um caso isolado, do tipo:

- Não pode colocar o pé na cadeira! - repreende alguém.
(Ela coloca e olha com olhar desafiador)
- Não! - continuam repreendendo.
- Sim! - ela responde no mesmo tom.
...
E os episódios foram se repetindo, até a mais recente tentativa dela de mandar no pedaço:
- Su, essa porta tem que ficar aberta. - diz papai.
- NÃO! - responde ela, toda rainha da casa.
Simbora pro castigo.
E lá vai Mami Lu imprimir mais uma regra para o quadro de regras...

...
Pérolas para descontrair:

Apesar de quase não existirem mais palavras fofinhas no vocabulário de Sussuquinha, elas de vez em quando dão o ar da graça. Só não dá pra saber se é proposital ou por esquecimento, pois são palavras que em algum momento ela já falou corretamente:

- Su, você já acabou de comer a fruta?
- CABI.
...
- Su,você já tirou a roupa?
- TILI.
...

Esses dias ela estava com uma ferida no dedo que nunca cicatrizava porque ela não parava de cutucar. Pedimos para ela parar de mexer e não adiantava. A tentação de cutucar era mais forte... Então colocamos um band-aid com desenhinhos para que ela pudesse sossegar e não ficar mais tirando a casquinha. E ficou uns 4 dias com o curativo, até a pele sarar.
Nesse meio tempo, o band-aid era trocado sempre depois do banho, quando o velho escorregava do dedo. Acontece que Mami Lu, certo dia, esqueceu de refazer o curativo após o banho... e apenas secou, vestiu e colocou Sussuquinha na cama. Lá pelas tantas, ela pergunta para Papi Wind:
- Papaaaaai... posso cutucar o machucado?
- Não, Su...
- Então... coloca o band-aid...

...
Ontem ela estava se acabando de brincar com os priminhos e em certo momento eles correram para um canto da casa e ela "se perdeu" deles (a casa do vovô Alf é grande). Então ela olhou para os cantos com um ar desolado e perguntou:
- Cadê a minha "tuma"?
...
Depois de uma pausa das brincadeiras, foi até a mesa, onde havia um lanchinho disponível e pediu:
- Papai, qué bolacha!
- Salgada ou doce?
- Não! Qué bo-la-cha!

...



Um comentário:

  1. Xii, essa fase chegou por aqui também, foi há um tempinho atrás! Quando a gente dizia "não pode" (ou algo semelhante), ela retrucava: "posso sim"! Vê se aguento uma coisa dessa? Depois de muita conversa, bronca, momentos para "pensar um pouquinho no que fez", acho que ela está começando a entender, está menos respondona! Mas essa é uma fase de desafios mesmo, Kamila anda super desafiadora, haja paciência e sabedoria para nós hein!? Beijos no coração, tenham uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir

VIPs opinaram