sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Por Bonecas Mais Brasileiras


É muito chato constatar que 9,9 entre 10 bonecas são loiras. Quando procuramos muito, achamos uma de cabelos castanhos, escondida, esquecida num canto de uma prateleira empoeirada. Quando procuramos mais ainda e insistimos com a vendedora, conseguimos uma ruiva ou de cabelos pretos. Quando nos esforçamos em pesquisar em outras lojas, achamos uma negra. E provavelmente andaremos por muitas lojas de brinquedos "exóticos" até acharmos uma oriental. Bonecas indígenas e miscigenadas, melhor deixar pra lá... Estamos falando de lojas populares de brinquedos, não sites internacionais, onde realmente se acha de tudo. Mas quem quer uma coisa rápida, uma boneca para dar de presente para alguém ou um agradinho para uma sobrinha, só acha arianas nas prateleiras. Ontem fomos às lojas Americanas e havia so-men-te bonecas loiras, e de um loiro num tom platinado. Será que o pigmento dessa cor é o mais barato? Será que custa tanto fabricar mais bonecas de cabelos escuros? Sussuquinha tem olhos e cabelos escuros e mora no Brasil. Suas bonecas são variadas, assim como é o povo brasileiro. A única boneca loira que ela tem aqui em casa não foi comprada por nós; foi presente.
A questão não é banir as bonecas loiras, mas sim, lutar pelo direito de não enfiar pela goela de uma criança morena a ideia enlatada de que ela está "fora do padrão". Que padrão? Só se for o eslavo, nórdico, caucasiano ou seja lá o que mais for. Não existe só um padrão de beleza e vamos nos certificar de que ela entenda isso muito bem. Sussuquinha está totalmente dentro dos padrões brasileiros, e 90% da sua turminha da escola é como ela (olhos e cabelos escuros). Por isso suas bonecas são bem variadas e no que depender da nossa escolha, vão continuar sendo. Se liga, Brasil!

2 comentários:

  1. A minha Míriam, com pouco mais de 1 ano, entrou numa loja de brinquedos e quando viu essa aqui:

    http://lojaplaykids.com/product_images/m/110/7135479_1gg__86456_zoom.jpg

    ela se apaixonou. Branca dos cabelos pretos como quase todos na família.

    Mandei buscar no Google Shopping por Little Mommy e ela só aparece na sétima página! Antes dela, muitas e muitas loiras...

    e essa daqui, pra minha surpresa:

    https://www.comprafari.com/media/catalog/product/cache/0/image/265x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/6/1/61n35xj8bzl._aa1241_.jpg

    Linda, não.

    Concordo 100% com vc. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu indico as bonecas, apesar de serem caaaaras. Minha mãe que comprou a da minha filha.

    No comentário anterior eu estava querendo mais era exemplificar como que as bonecas morenas fazem falta. Minha filha com pouco mais de 1 ano já tinha se identificado com uma delas. As bonecas que ela mais gosta são morenas ou bebês carequinhas. Ela ganhou uma Little Mommy no aniversário, linda e loira e ela nem tchum. Tá ainda na embalagem pra eu decidir o que fazer. Ganhou uma Dora (morena) e quis abrir na mesma hora.

    Tá na hora dos revendedores escolherem melhor o que importam, né.

    ResponderExcluir

VIPs opinaram