sábado, 3 de setembro de 2011

Alimentação aos 2 Anos


Sussuquinha comia muito bem até completar um ano. Depois começou a comer uns 60% do que comia antes. Mas como ela parou de crescer tanto e continuou engordando, então tudo bem. Todo mundo dizia que isso era normal.
Agora com 2 anos, para pavor paterno e materno, ela está comendo só uns 2/3 da quantidade já reduzida de antes. Enfim, não dá para entender como ela consegue correr, brincar, rodopiar, explorar, aprontar e não comer quase nada o dia todo.
A única solução que encontramos foi tirar as coisas que ela mais gosta. Por exemplo, ela gosta de um determinado DVD. "Ou come tudo, ou não vai ver o DVD"... ou mostrar pra ela uma balinha de gelatina, que ela ama. "Vamos comer tudo para ganhar um ursinho de gelatina". Aí ela come. Contrariada, mas come. Se não fazemos isso, ela fica o dia inteiro só brincando e nunca quer comer nada. Já testamos deixar pra lá, deixar sem comer até a refeição seguinte e ela nem dá bola! Pois é, pela vontade dela ela fica de jejum mesmo! E mesmo assim, forçando a menina a comer, ainda assim ela é uma criança magra. Ela tá dentro da faixa ideal de peso, mas ela é muito alta pra idade dela, então é magra... Se deixássemos ela comer o quanto quer (nada), ela seria puro osso... Então aqui em casa é assim: é ela com o garfinho dela, comendo sozinha, e a gente com outro garfo, dando pra ela simultaneamente... cada refeição é uma batalha de uns 40 minutos a 1 hora.
Já nos disseram que a gente tem que parar de oferecer a comida e esperar que ela peça (mas e os horários para as refeições,como ficam? E se ela resolve pedir comida às 2 da madrugada? Meio inviável isso, né?). Também já nos disseram para só darmos o que ela mais gosta (estimular frescuras para comer? Tô fora). Já disseram pra gente não dar comida primeiro para ela e depois nós comermos, e sim para a gente comer na frente dela, sem oferecer e ela certamente iria pedir. E se não pedisse, tudo bem: na refeição seguinte, pediria (hmmm...). Então fizemos isso hoje, sem forçá-la a nada, mas dando à medida que ela pedia. Resumo do que ela comeu depois da soneca da tarde: 2 rodelas de banana, uns goles de água, 1 fatia de queijo, 1/3 de tomate, 6 rodelas de salsicha, 1 pêra, 1 pedaço de bolo de chocolate e 1 biscoitinho de polvilho.
Papai acha que ela comeu bem; mamãe acha que ela comeu bastante, mas não necessariamente bem.
Continuar seguindo essa dica? Mas aí a menina só vai querer batata frita todos os dias... Nãããããããão!!! Acho que o sistema "ou-come-o-que-estou-dando-ou-fica-sem-dvd" dava mais resultado referente à qualidade alimentar...

Um comentário:

  1. Lu!!!

    Amei seu blog!
    Vou visitar sempre para ler todos os posts em retrospectiva!

    AMO quando encontro blogs novos tao legais!

    Beijocas da Rita do Botoezinhos

    ResponderExcluir

VIPs opinaram