quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dica Finesse do Dia - Sendo um Convidado Elegante



Livro de Danuza Leão, novamente arrasando em suas dicas:

Quem aceitou um convite para jantar, se tiver que desmarcar, que o faça com boa antecedência. No dia, na véspera, só por razões fortíssimas. Nunca deixe o recado com a empregada. Se atender a secretária eletrônica, adiante o assunto e diga que telefona depois para explicar o imprevisto. Telefone mesmo. E ainda: mande flores no dia, lamentando o possível transtorno.

Seria desnecessário falar sobre isso, mas tem gente que, sabendo que o jantar é grande, não vai, não avisa que não vai e não telefona para se desculpar e dizer por que não foi. Sem comentários.

Quando o jantar for para umas 20 pessoas, dá para sair sem se despedir- embora não deva. Se for para muito mais de 20, não só pode como deve. Em ambos os casos, telefone no dia seguinte agradecendo, ou agradecendo e se desculpando, se for o caso. Resolvendo se despedir, tudo rápido, não se esqueça de que a festa continua rolando.

Pessoas são convidadas não para serem alimentadas, mas para contribuir de alguma maneira com o sucesso da reunião. Com seu charme, sua beleza, sua inteligência, sua capacidade de serem divertidas. Faça sua parte com brilho.

A casa em que você foi jantar não tem empregados. Nem ofereça: vá logo ajudando a tirar os pratos da mesa, veja se precisa mais gelo, limpe os cinzeiros. Os homens também podem ajudar - sabiam, rapazes?

Jamais pergunte a alguém "você vai ao jantar de Regina?" Se a pessoa não foi convidada, vai ficar meio assim. A propósito: houve um tempo em que, quando alguém não era convidado para uma festa, a criatura se trancava em casa e mandava espalhar que tinha viajado. Dura a vida social, não?

Dieta! Ou você é mesmo complicada para comer? Em qualquer dos dois casos, alimente-se antes em casa, mas sirva-se e finja que come. Não se torne um problema para a dona da casa.

Certos puristas aconselham a não elogiar o que se está comendo enquanto ainda na mesa - só depois de se levantar. Para que a conversa não descambe na receita etc.
A maldita síndrome de dona Benta.

Só se sente à mesa depois da dona da casa. Só se levante também depois dela.

Menos costuma ser mais em festas ou jantares. Comer de menos. Beber de menos. falar de menos. Se exibir de menos. Permanecer menos. Seguindo essa orientação, você jamais terá motivos para se arrepender. (Mas também vai se divertir bem menos, garanto.)

Se você foi convidado mas não está com a menor vontade de ir, arranje uma desculpa decente. Não vale dizer que na quinta-feira da semana que vem vai ficar doente ou tem um enterro.

Chegando a uma festa, primeiro dê uma volta, fale com as pessoas. Circule. Nada pior do que convidados que chegam cedo, se sentam e ficam só olhando, observando, comentando.

Não alugue a dona da casa com assuntos longos. Ela é uma só para dar atenção a todos os convidados.

O assunto esfriou? Tire da cartola algo bem polêmico. Provoque - educadamente, claro - as pessoas.

E não esqueça: todas as regras podem ser quebradas. Mas é preciso uma enorme experiência social para fazê-lo com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram