terça-feira, 22 de março de 2011

Palavras Fora de Contexto


Desde que aprendeu a andar, Sussuquinha ouve "Cuidado, senão cai!", "Não pode ir por aí, senão cai!", "Olha o degrau, senão cai!", "Não mexe nisso, senão cai!". E geralmente ela fazia o contrário do que dizíamos e caía (ou derrubava algo).
Mas olha a maravilha de associação que o cérebro dela fez:

CAI = estar no chão

Então já faz um bom tempo que, quando ela está no nosso colo, ou na cama, ou no trocador, enfim... quando ela está em um lugar alto e quer ir para o chão, ela simplesmente faz força com o corpo para baixo e choraminga:
"CAI...caham caham caham... CAAAI...CAAAAAAII..."

Da mesma forma, quando ligávamos a tv para ela assistir a algum desenho, falávamos que ela ia ver o Doki, seu personagem favorito, que aparece em todos os intervalos dos desenhos. Ou quando ela ia ver algum videozinho no celular, falávamos a mesma coisa, apesar de haver vários videos não só do Doki, mas de outras coisas no celular.
Novamente seu cerebrinho fez a associação:

DOKI = aparelho onde se vê desenhos.

Então tanto o celular quanto a tv são carinhosamente chamados de "Doki" por ela. Assim como o canal Discovery Kids também é chamado de Doki. Se mudamos de canal para assistir a alguma outra coisa, ela reclama:
- Doki... caham cahaaaam... dokiiiii...
Assim como a logomarca do Discovery Kids, para ela, se chama Doki também.

A última novidade é a tartaruga e a onça infláveis que ela ganhou em sua primeira, única e última visita ao Zoo. Em tempos de medo de chuveiro, foram esses bicharocos que salvaram a pátria: só colocar a pituca no tapete do box, entregar o bicho e pedir para ela ensaboar o animalzinho. Virou a festa.
Nos dias seguintes bastava falar: "vamos lá, lavar a tartaruga?" ou "vamos lavar a onça"? e ela já se animava.
Associação feita:

LAVAR A TARTARUGA/ ONÇA = tomar banho

Apesar do medo do chuveiro já ter passado e dos bichos não fazerem mais parte dos seus acessórios de banho, até hoje o convite "vamos lavar a tartaruga?" é entendido perfeitamente.

Enfim, palavras multiuso é com Sussuquinha mesmo!

É fofa e inteligente, né não?
Já devia ter postado isso faz tempo, mas a correria é tanta... que CAI no esquecimento... hihi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram