sábado, 26 de março de 2011

Dica Finesse do Dia - Como Ser um Bom Anfitrião


Mais alguns trechos de um livro de Danuza Leão sobre a arte de receber alguém em casa:

Quando você hospeda alguém deve tratá-lo como um rei. Se maltratado, um hóspede se sente o mais miserável dos seres humanos. E não vai saber como agir. Se faz as malas e vai para um hotel, é a ruptura. Se fica, sente o clima tenso, pesado. Diante disso, se você, por motivos que não vêm ao caso, não está contente de ter seu hóspede, mantenha o sangue frio. Controle-se e que o clima fique ameno e civilizado até o momento de deixá-lo no aeroporto. Aí,sim, você pode respirar fundo e pensar: nunca mais. Para sua tranqüilidade: sendo pessoa sensível, seu hóspede provavelmente estará, no mesmo momento, pensando também: nunca mais.

Dê a chave da casa para seu hóspede.

Diga a hora em que você costuma almoçar e jantar.

Pergunte o que ele costuma tomar no café da manhã e providencie.

Pergunte se ele gostaria de conhecer ou visitar algum lugar especial da cidade.

Caso o banheiro seja de uso comum, coloque no quarto uma toalha de banho e uma de rosto. E troque pelo menos a cada dois dias.

Explique a seu hóspede a que horas a portaria fecha, se existe algum problema de água quente, enfim, o funcionamento da casa, empregados, roupa para lavar etc.

Promover uma pequena reunião ou jantar para apresentar seu hóspede a seus amigos é muito simpático. Dependendo da intimidade e da situação financeira de quem hospeda, o hóspede pode/deve se encarregar das bebidas, flores, até ir para a cozinha cuidar de um prato em que seja expert.

Se você recebe um convite para jantar, quando for possível pergunte se pode levar seu hóspede.

Agrade seu hóspede. Se você chegar em casa e disser "olha o que comprei para você, um pão fresquinho", ele já vai se sentir feliz de ver que você pensou nele.

Na hora das despedidas, que seu hóspede fique com a sensação de ser querido e amado. Tão boa essa sensação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram