quinta-feira, 17 de março de 2011

Dica Finesse do Dia - Como Ser um Bom Hóspede


Seguem alguns conselhos importantes dados por Danuza Leão em um de seus livros, indicando que atitudes tomar para ser um hóspede que deixa saudades:

A primeira coisa que o hóspede deve deixar claro é até quando vai ficar. Esse detalhe deve ser esclarecido antes da chegada, de preferência. Já pensou, um hóspede que você não sabe quando vai embora? Se ele não disser o tempo da permanência, pergunte sutilmente, insinue que você talvez tenha que viajar, que outros amigos talvez cheguem, que você precisa saber para combinar as férias da empregada etc.

Se você, ao se hospedar, pretender estender a permanência, pergunte se não vai causar transtorno. Só fique se sentir que esses dias a mais vão ser um prazer para os donos da casa. Caso perceba qualquer mudança no olhar, modifique seus planos e encerre a temporada na data prevista. Ou até antes.

Não chegue de mãos vazias. Traga algum presente, ou dois ou três.

Use pouquíssimo o telefone.

Nunca faça interurbanos, só a cobrar - claro. O telefone está caríssimo e se você fizer a gracinha e quem te hospeda te der um puxão de orelhas, se toque, peça desculpas, e interurbano never more.

Você é daqueles que de manhã come iogurtes especiais e coisas exóticas? Então compre e ofereça. Mas cuidado para não atravancar a geladeira da casa.

Em hipótese alguma deixe objetos de uso pessoal espalhados pelo banheiro, a não ser que este seja só seu. Escova de dentes, de cabelo, creme dental, sabonete, volta tudo para o quarto, dentro do necessaire, certo?

Evite receber visitas. O hóspede que precisa encontrar um amigo ou rever um parente deve marcar o encontro num café, num restaurante. Não é muito agradável chegar em nossa própria casa e dar de cara com um grupo que a gente nem conhece, instalado na sala, fumando e bebendo.

Tenha um comportamento discreto enquanto hóspede. Nada de tentar criar um clima festivo o tempo todo. Lembre-se de que só você está de férias e que as pessoas têm uma rotina de vida.

Traga com alguma frequência um presentinho da rua. Frutinhas, um queijinho, bobagens tipo um biscoito, até um pãozinho fresco. Seja o que for, mas sempre de comer ou beber.


Não fique muito em casa. Saia, vá ao cinema, passeie, ocupe-se, não vire uma preocupação para quem te hospeda.

Gratifique os empregados, parte na chegada, parte na saída. Quando estiver hospedado na casa de pessoas que não têm empregados, faça sua cama e deixe tudo na mais perfeita ordem. Quando sair, nunca tranque seu quarto com chave.

Se normalmente você almoça e janta em casa, no dia em que resolver mudar seus planos, telefone avisando. Avise também quando resolver fazer um pouco de boemia, para que: não te esperem e não se preocupem. Chegando muito tarde, entre em casa tão silenciosamente quanto ladrões profissionais.

De vez em quando convide quem te hospeda para jantar fora; seu anfitrião vai gostar.

Nunca saia do quarto para ir ao banheiro, à cozinha, o que for, sem estar adequadamente vestido.

Encerrando a temporada, escreva ou telefone dizendo o quanto adorou, agradecendo etc. E também para oferecer sua casa, claro.

Um comentário:

  1. Oi Lu...Muito legais as dicas...Levei nota 9,pq faço quase tudo isso direitinho. No feriado da semana Santa,estamos pretendendo ir pra Brasilia na casa do irmão do marido, e é sempre bom aprender mais um pouco né???
    bjoss

    ResponderExcluir

VIPs opinaram