terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Segurança (Revista Crescer)

Muito legal essa reportagem da revista Crescer:

Se você pensa que bebê de colo dá trabalho, não imagina do que será capaz assim que aprender a engatinhar e dar os primeiros passos. Em meio a quedas e tropeções, ele vai explorar a casa. E basta um segundo de distração para que a criança engula um brinquedinho, coloque o dedo na tomada ou escale o sofá em direção à janela. Até mesmo acidentes com arma de fogo podem acontecer. É preciso preparar a casa. A criança enxerga o mundo sob um ponto de vista diferente do dos adultos. Confira as sugestões dos especialistas para tornar o lar um ambiente seguro.

Fernando Martinho


Nas alturas

Imitando o super-herói do desenho animado, muitas crianças se jogam pela janela. Elas não têm noção do perigo. Escalar o sofá ou subir em uma cadeira são outros riscos. O tombo pode causar ferimentos leves e até traumatismo craniano. "Quando a criança cair, a mãe deve observar mudanças no comportamento. Irritabilidade excessiva, desmaios e vômitos são motivos para levá-la ao pronto-socorro", orienta o pediatra Alessandro Danesi. Em casos mais graves, chame o resgate. A prevenção é simples: coloque grades ou redes nos lugares que ofereçam perigo.


Produtos de limpeza

Eles são altamente prejudiciais. Por isso, devem ser mantidos fora do alcance da criança e não podem ser colocados em outros recipientes, como garrafas de refrigerantes. Isso porque a reação imediata da criança provavelmente será beber o conteúdo.

Um estudo apresentado no Encontro Anual da Sociedade de Medicina de Emergência Acadêmica, em Washington, sugere que muitas babás não sabem ou não têm familiaridade a respeito dos produtos domésticos que são venenosos para as crianças.

A pesquisa identificou que aquelas que tinham mais informação sobre as substâncias tóxicas têm mais de 23 anos, maior grau de escolaridade e, conseqüentemente, mais responsabilidade com as crianças pequenas. Dessa forma, cabe aos pais das crianças orientarem as babás mais jovens sobre os reais riscos que existem em casa, seja com produtos de limpeza ou com qualquer tipo de substância que possa ser tóxica.

Veja alguns cuidados que são fundamentais para a segurança das crianças:

- mantenha produtos de limpeza, perfumes, medicamentos, inseticidas fora do alcance das crianças e sempre bem tampados;
- nunca guarde produtos em embalagens que possam enganar a criança, como as de refrigerantes;
- fique atento quando levar seu filho à casa de quem não tem criança, porque pode haver produtos tóxicos em lugares de fácil acesso.


Brincando com água

Água é um atrativo. Baldes com água, vaso sanitário, banheiras e piscinas são visados para as brincadeiras. Com 1 ano, a cabeça do bebê pesa um terço do corpo. Se ele vira dentro da privada, por exemplo, pode se afogar, porque não tem força para sair. Os baldes e as banheiras devem estar sempre vazios, a porta do banheiro fechada e, a piscina, protegida por grades de segurança.


Choque elétrico

Tomadas exigem protetores para evitar choques elétricos. Crianças literalmente exploram o mundo com as mãos e, espertas, rapidamente aprendem a retirar os protetores. Por isso, quando os pequenos estiverem com um pouco mais de idade, é preciso explicar sobre os perigos.


Plantas

Ainda que lindas, algumas espécies de plantas ornamentais são perigosas. "A criança pode ter intoxicação, urticária e até mesmo choque anafilático", diz Gustavo Foronda, pediatra do Hospital Sírio-Libanês. Há também as espécies venenosas, como as populares comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e saia-branca. "Antes de comprar, descubra se as escolhidas são seguras. Se possível, limite o acesso, deixando-as em lugares altos", diz o pediatra Graff.


Cozinha

Cozinha não é lugar de criança. O pediatra Danesi explica por quê. "Elas tentam ficar em pé apoiando-se na porta do fogão e colocam na boca tudo o que encontram pelo chão. Se acham um cabo, vão puxá-lo." Em caso de queimaduras, lave com soro fisiológico e medique com o analgésico habitual, indicado pelo pediatra. Se aparecer bolha, não tente rompê-la e leve a criança ao hospital. As panelas devem ficar nas bocas de trás do fogão, com o cabo virado para a parede. Vale colocar portões no acesso à cozinha e todos os objetos que estiverem sobre os armários devem ficar encostados na parede.


Sufocação ou engasgamento

Brinquedos pequenos, moedas, grãos. Tudo pode acabar na boca, no nariz e até no ouvido da criança. As chances de engasgamento ou uma sufocação são grandes. Se houver suspeita, você deve encaminhar a criança ao hospital imediatamente. Quem quiser pode aprender algumas técnicas de primeiros socorros em cursos especializados, que são oferecidos em hospitais.


Mobília segura

Cabeça de criança parece ser atraída por quina de móveis! Por isso, os especialistas recomendam as arredondadas. Mas não é preciso trocar toda a mobília. Há protetores de plástico (chamados de cantoneiras) que suavizam as batidas.


Remédio não é comida

Trancados em um armário alto. É aí que devem ser guardados os remédios. "Os filhos comem tudo que encontram. Nessa lista, encontram-se até os calmantes, colocados incorretamente na gaveta do criado-mudo", diz Graff. A intoxicação pode acontecer de outras maneiras também. Um hábito comum, que oferece riscos à saúde do seu filho, é a automedicação. Fale sempre com o pediatra.


Sobe e desce

Subir e descer degraus é um dos exercícios preferidos de quem aprende a andar. A falta de coordenação motora e de equilíbrio, entretanto, pode provocar quedas. Portões com trancas devem ser colocados nos extremos da escada. Se o seu filho cair, mas não sangrar, observe o comportamento dele. Muitos pais não deixam a criança dormir após o tombo, acreditando ser prejudicial. Dormir não faz mal. Caso o ferimento sangre, leve a criança ao hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIPs opinaram